Loading...




cabeçalho

Apresentação do Enapegs 2020

O XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social será realizado entre os dias 25 e 28 de maio de 2020, na cidade de Maceió-AL. O tema do Enapegs 2020 é “Gestão social e solidariedade democrática: polarizações, alternativas e novos saberes”. Com esse tema procuramos convidar os pesquisadores e estudantes para debater quatro dimensões fundamentais para compreender e repensar as relações entre o Estado, o mercado e a sociedade civil numa perspectiva contemporânea, quais sejam:

Polarizações: Queremos demonstrar um interesse pelas pesquisas que estão na fronteira entre os estudos de movimentos sociais e os estudos organizacionais e que olham com atenção para a mudança de propósitos e atitudes manifestados por governos, empresas e sociedade civil capaz de revelar profundas clivagens e polarizações na sociedade contemporânea. Referimo-nos aqui às situações ocorridas no contexto internacional (Brexit, eleição de Donald Trump, 'Não' ao referendo pela paz na Colômbia, ascensão de governos e parlamentos autoritários na Europa, separatismo na Espanha, etc); e ao contexto nacional (pós junho de 2013, ascensão da nova direita, MBL e Vem pra rua, fakenews, manifestações contra J.Butler e exibição da Queermuseu, impeachment no Brasil, extinção de conselhos, entre outros).

Alternativas: Queremos fazer referência aos estudos sobre diferentes grupos sociais e instituições que estão desenvolvendo novos repertórios de resiliência contra a exclusão social e a desigualdade em vários domínios sociais. Proporcionar um espaço de reflexão sobre a emergência/surgimento de redes e alianças entre movimentos, lutas e organizações locais ou nacionais que se mobilizam para lutar contra a exclusão social, a precarização do trabalho, o declínio das políticas públicas, a erosão e verticalização da democracia, a destruição ambiental e da biodiversidade, o desemprego, as violações dos direitos humanos, etc. Queremos compreender as estratégias utilizadas, as formas de gestão e governança, os valores, perfis e atitudes destas iniciativas.

Novos saberes: Queremos destacar as diferentes lógicas e diferentes formas de pensar e expressar o conhecimento, de modo a construir ponte, diálogo e comunicação entre áreas e atores do saber. Essa perspectiva revela um conjunto diversificado de epistemologias extremamente dinâmicas em que se observa a presença de velhos e novos atores, novas experiências e narrativas que estão sendo reveladas e discutidas, como as perspectivas do feminismo, pós-coloniais, questão racial, epistemologias do Sul, entre outras. Assim, propomos uma reprodução, apropriação e integração desses conhecimentos numa interação com a gestão social.

Arena pública: Queremos enfatizar os estudos que colocam no cerne da pesquisa o "público" enquanto ambiente de interseção social ou institucional (informal, político, confessional, organizacional), em que problemas públicos se constituem para fazer conservar ou transformar o status quo. Aqui percebemos a arena pública como um estilo de encontro específico que fornece a infraestrutura para as organizações, movimentos e o Estado em que se desenvolvem situações de conflito, cooperação, equidade, liderança e que podem ser baseadas em uma prática substantiva de democracia ou ainda de poder arbitrário.

Enapegs 2019