Loading...




cabeçalho


Breve histórico do Enapegs
O ENAPEGS é o Encontro Nacional de Pesquisados e Gestão Social realizado pela Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) e organizado por centros de pesquisa na área de gestão social vinculados às universidades desde o ano de 2007, que reúne cerca de 450 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Além de pesquisadores brasileiros, progressivamente a rede de pesquisadores em gestão social passou a estabelecer laços com pesquisadores de outros países, a exemplo de Chile, França, Espanha, Equador, Argentina e Colômbia, que participam dos Enapegs e/ou vinculam-se a projetos em curso.

O Enapegs consiste em um fórum bianual de pesquisadores, estudantes e todo o conjunto de profissionais atuantes na área de gestão social com interesse em estudar, pesquisar e ensinar as temáticas em torno deste campo de saberes e práticas interdisciplinares, promovendo a apreensão, prospecção, discussão e difusão de conhecimentos teóricos e práticos que compreenda a Gestão Social. A cada ano, busca-se aprofundar um tema já presente nos debates e que esteja em consonância com a instituição e região que o acolhe.

O ENAPEGS é um ambiente de aproximação, pois sua concepção foi pensada para realizar a discussão relacionada as práticas e o debate conceitual. Neste sentido é que damos privilégio a exposição de práticas de referência em gestão social advindas de organizações públicas, privadas e da sociedade civil que promovem o desenvolvimento ou aprimoramento das abordagens teóricas sobre gestão social. Isto contribui para, por um lado, difundir o conhecimento sistematizado em gestão social, além de incentivar novos estudos nas diversas áreas do conhecimento envolvidas na construção de um olhar interdisciplinar do campo.

O primeiro foi realizado em 2007, na cidade Juazeiro do Norte, no Campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a temática “Práticas em debate, teorias em construção”. Na ocasião foi estabelecida a Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), e elaborada sua carta de princípios. Desde então, o Enapegs passou a ser um evento anual, realizado prioritariamente em cidades localizadas fora dos grandes centros acadêmicos e urbanos, já como parte da política da Rede de Pesquisadores em Gestão Social. De 2008 a 2014, os Encontros foram realizados em 2008 Palmas (Tocantins), 2009 Juazeiro (Bahia)/ Petrolina (Pernambuco), 2010 Lavras (Minas Gerais), 2011 Florianópolis (Santa Catarina), 2012 São Paulo (São Paulo), 2013 Belém (Pará), 2014 Cachoeira (Bahia), 2016 Porto Alegre (Rio Grande do Sul), em 2018 voltou a Juazeiro do Norte e em 2020 será em Maceió (Alagoas).

Com isto, já se passaram dez edições repletas de experiências, construção mútua de saberes, expansão de fronteiras e acima de tudo, contribuindo para a consolidação dos construtos que permeiam esta temática situada no seio da experiência democrática contemporânea, a partir da articulação entre os diversos núcleos de pesquisa sobre o tema e, especialmente, permitindo a inclusão da comunidade acadêmica e profissional nesta discussão interdisciplinar emergente. Aos poucos, é possível avançar e criar relações cada vez mais intrínsecas com a natureza interdisciplinar da Gestão Social, tendo hoje a compreensão que facilmente se aproxima de um ideal de governança democrática substantiva, que também se situada em processos dialógicos, mobilizadores, participativos, deliberativos, inclusivos e emancipadores, contrapondo-se cada vez mais a processos gerencialistas tradicionais, hierárquicos, isolados, burocráticos, privatistas e mercantis.

Sintetizando, o ENAPEGS é um fórum de encontro de pesquisadores, estudantes, profissionais e atores sociais envolvidos ou interessados em debater formas dialógicas, deliberativas, mobilizadoras e emancipadoras de gestão das organizações, reunidas sob o signo de gestão social.

No ano de 2020, em sua décima primeira edição, convidamos a todos para pensar a gestão social como um processo em movimento que se dá a medida que atores sociais diversos se mobilizam, se solidarizam, mas também se antagonizam e com isso produzem novos saberes, consensos, dissensos, no alternativas para transformar e também para conservar status, recursos e valores na arena pública.


SILVA JR., Jeová Torres. ENAPEGS. In: BOULLOSA, Rosana de Freitas (org.). Dicionário para a formação em gestão social. Salva- dor: CIAGS/UFBA, 2014. p. 60-63.
Breve histórico da RGS

A Rede de Pesquisadores em Gestão Social – RGS
é o resultado de múltiplas interações entre pessoas e instituições vinculadas em torno do propósito de aprender e produzir conhecimentos em gestão social.

A partir de vínculos de confiança entre seus integrantes e da construção de capacidades técnicas e políticas em torno de conceitos e práticas de gestão social, no âmbito da RGS são realizados eventos, publicados livros e revistas científicas, desenhadas e conduzidas propostas formativas, projetos de pesquisa e de extensão universitária e engendradas parcerias entre grupos de pesquisa, gestores e instituições. Esse conjunto constitui o campo da gestão social, que vem ganhando reconhecimento em sua especificidade em relação a outros campos.

A história da Rede de Pesquisadores em Gestão Social tem como marco inicial uma reunião realizada em 2003, em São Paulo, por iniciativa de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, da Fundação Getulio Vargas, da PUC São Paulo e de diversas outras instituições que vinham se dedicando a temas como desenvolvimento local, desenvolvimento territorial, economia solidária, terceiro setor, responsabilidade social, sustentabilidade, gestão de políticas sociais, gestão social, gestão pública e organizações da sociedade civil. Alguns anos antes, já se dialogava sobre a oportunidade e a relevância de articular atividades e estudos sobre temas que tinham algo em comum entre si e, ao mesmo tempo, se diferenciavam de áreas disciplinares como administração, ciências sociais, ciência política, economia e urbanismo, carecendo de um espaço de discussão e experimentação próprio.


SCHOMMER, Paula Chies. Rede de Pesquisadores em Gestão So- cial. In: BOULLOSA, Rosana de Freitas (org.). Dicionário para a for- mação em gestão social. Salvador: CIAGS/UFBA, 2014. p. 152-154.

Enapegs 2019